A Culpa da Violência é do Agressor e NÃO da vítima
Dra. Katia Corrêa Quintanilha Soares - OABSC 39450
1/31/20251 min read


🛑 Julgar as vítimas é injusto!
A sociedade frequentemente se vê em um ciclo vicioso de culpabilização das vítimas, enquanto os agressores muitas vezes permanecem impunes. 🤔 Por que isso acontece?
É alarmante perceber que, em muitos casos, a narrativa se inverte. As vítimas, que já enfrentam traumas profundos, são questionadas, criticadas e, em alguns casos, até silenciadas. Isso não apenas perpetua a dor, mas também desencoraja outras pessoas a buscarem ajuda e a denunciarem abusos.
A violência é algo tão grave e nossas reações de passividade frente a essa realidade, acaba até encorajando agressores a inverterem os fatos e usarem ações judiciais para continuar agredindo as mulheres.
Precisamos refletir sobre essa injustiça e mudar essa narrativa! 💪 Todos merecem ser ouvidos e respeitados, independentemente de sua situação. A violência não tem justificativa, e a responsabilidade deve sempre recair sobre quem a perpetua.
É fundamental que a sociedade compreenda que agressores de violências domésticas costumam ter reputações ilibadas na sociedade, condutas irretocáveis para descredibilizarem as vítimas. Se una para apoiar as vítimas, oferecendo um espaço seguro para que suas vozes sejam ouvidas. Vamos trabalhar juntos para criar um ambiente onde a empatia e a compreensão prevaleçam. 🌍❤️
A mudança começa com cada um de nós. Vamos nos comprometer a não apenas ouvir, mas também a agir, repreender "piadas e brincadeiras" machistas e misóginas. Juntos, podemos transformar essa realidade e garantir que todos sejam tratados com dignidade e respeito.
#JustiçaParaVítimas #Empatia #Respeito #FimDaViolência #VozesSilenciadas #ApoioÀsVítimas #MudançaDeNarrativa #JuntosPelaMudança


